Simbologia da Evolução

Crescimento e Evolução

A nossa evolução interior também aparece nos sonhos. Para a simbologia, as possibilidades de evolução que ocorrem dentro de nós são mais decisivas – o exterior somente pode ser avaliado como estímulo. Em relação à simbologia "acima/ abaixo", o destino final está em cima, o início está na base.

 

As etapas de desenvolvimento são as seguintes (de acima para baixo):

 Amadurecimento interior – sabedoria se une com amor. Muitas vezes isso é entendido como evolução religiosa/ espiritual (= destino final).

 Evolução de reconhecimento, respetivamente, a espiritualização até atingir a sabedoria.

 Evolução das nossas emoções – na transformação de libidinoso/ instintivo e agressivo em amoroso e ético. Isso também contém a evolução social – de egoísta em compreensivo/ compassivo.

 Evolução da vitalidade de apático em vigoroso.

 

A evolução interior decorre do inconsciente até o consciente e até o superconsciente (= o intuitivo, criavito). O ser humano pode ser entendido como uma composição de muitos aspetos diferentes (arquétipos). Em princípio, cada aspeto se desenvolve separadamente, mas também influencia outros aspetos da personalidade – porque muitas vezes os aspetos são interrelacionados. Aspetos desenvolvidos e aspetos não desenvolvidos interagem em formas complicadas e resultam num tipo complexo de personalidade que faz o caráter único de cada pessoa.

Também é interessante ver o desenvolvimento duma planta – esse corresponde à simbologia de acima/ abaixo. A planta brota na escuridão, na terra. Pouco a pouco, ela cresce em direção a luz durante a sua evolução.

O desenvolvimento duma planta pode ser semelhante ao desenvolvimento interior dum ser humano – enfim, a planta sempre vai crescer em direção a luz do sol. O caminho individual de cada pessoa pode ser muito sinuoso e faz o caráter único do individual.

 

© Alfred Ballabene (Viena) traduzido por Corra