O Significado dos Sonhos

Por que sonhos são importantes no ioga?

Para conseguir uma evolução interior, não basta seguir instruções ou ser uma pessoa "boa" e "pura" em nossas ações. No ioga, é o humano interior que deve ser desenvolvido – a personalidade da pessoa tem que tornar-se forte e estar em harmonia com si mesma. Para que o nosso desenvolvimento corra de maneira correta e nós não sejamos enganados, nós precisamos de fatores de controle. Esses fatores de controle são os sonhos. Sonhos não mentem a nós, mas eles sempre mostram a verdade – às vezes num jeito impiedoso, mas honesto.

 

Por que às vezes nós somos incapazes de lembrar dos sonhos?

Infelizmente, muitas vezes nós não lembramos dos nossos sonhos. Isso tem um razão explicável: os sonhos ficam na memória de curto prazo. O ser humano tem duas memórias: a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. A grande parte das impressões – p. ex. os nossos movimentos ou detalhes irrelevantes – não vale a pena estar guardada no nosso cérebro. Para o cérebro, isso seria um esforço maior e além disso não mais seria possível distinguir coisas importantes de coisas insignificantes; todas as impressões teriam a mesma posição. Para que uma impressão possa passar para a memória de longo prazo, você tem que pensar nela pelo menos cinco minutos. Isso significa: depois de acordar de um sonho, você tem que ficar acordado pelo menos cinco minutos e lembrar do sonho. Quando usando um espertador, o pequeno "choque" e o fato que você vai se levantar imediamente e pensar no seu cotidiano – isso vai fazer desaparecer completamente a memória do sonho.

Mas o método seguinte vai ajudar a lembrar dos sonhos: quando você acorda de um sonho de noite, resuma o sonho com umas palavras-chaves e tente memorizá-las (talvez anotá-las) e depois você simplesmente pode continuar a dormir.

 

Informações principais sobre a língua dos sonhos

Imagine que você é surdo-mudo é também não pode se movimentar para se comunicar com gestos. Mas a única maneira de comunicação para você é a possibilidade de criar imagens e cenas num monitor. Imagine que isso é o único método de comunicação para você.

Da mesma forma, o seu subconsciente opera nos sonhos – ele só pode se comunicar com imagens e cenas (não com palavras, porque a parte do cérebro que é responsável para a formação de palavras está inativo no sono).

Agora tente expressar: "Estou com fome", "Estou com sede", "Tenho medo". Como você faria isso somente com imagens e cenas?

(Algumas pessoas criticavam que essas frases são somente negativas. Talvez sim. Mas a mensagem num sonho é comunicada com cenas, e é mais fácil imaginar cenas com esses temas. Além disso, um sonho raramente vai comunicar as coisas que estão boas, mas em vez disso coisas para as quais tem necessidade de ação. "Estou satisfeito" muito provávelmente não seria comunicado num sonho.)

 

Complexidade da simbologia

A simbologia dum sonho pode expressar muitas coisas simultaneamente. Por exemplo: você quer aprender e adquirir conhecimentos. A cena simbólica pode ser: você está lendo um livro, sentado numa biblioteca, ou na sala de aula da sua velha escola. E agora, simultaneamente, você tem um sentimento de estar com fome. Assim a simbologia vai mudar para "alimentação mental", ou talvez com um sentimento de estar com sede, vai mudar para "bebida mental", p. ex. vinho ("espírito do vinho"). Tudo vai ser colocado num lugar certo. Por exemplo, o dia antes você foi ao cinema e o sonho tira um ambiente adequada do filme. Agora é possível interpretar: o sonho significa que você quer aprender. Uma outra pessoa vai dizer que o sonho significa que você está com fome. E mais uma vez, uma outra pessoa vai dizer que no sonho você simplesmente lembrou do filme que viu no cinema.

 

Como lembrar dos sonhos e anotá-los?

A resposta é: diário de sonhos.

 

© copyright Alfred Ballabene (Viena) traduzido por Corra