Diário de Sonhos

Como lembrar dos sonhos e anotá-los?

A resposta é: fazer um diário de sonhos.

  • Antes de ir dormir, você planeja intensivamente a memorizar todos os sonhos que terá durante a noite. Quando você acorda a noite, você deve se lembrar das imagens oníricas que você tinha antes – com todas as emoções do sonho. Assim vai ser possível memorizar o sonho. Mas preste atenção que você não deve mudar a posição do corpo (se você muda a posição quando você tenta lembrar tudo, você vai esquecer tudo ou grande parte). Depois do que você tem repitido (mentalmente) os sonhos, faz um resumo breve (use palavras-chave). Depois você pode se virar e voltar a dormir.

  • Use um bloco de notas e anote os sonhos dos quais você se lembra na manhã, primeiro em palavras-chave e talvez com olhos fechados (quanto mais desperto você estiver, mais fácilmente você vai esquecer dos sonhos). Mais tarde, quando você tem mais tempo, anote os sonhos mais detalhadamente.

  • No início, você deverá anotar todos os sonhos para que você melhore o poder de observação e a habilidade de memorizar. Quando você não anota os detalhes também, você esquece cada vez mais e tudo vai se tornando vago e desinteressante. Você também deveria anotar os sonhos ou partes dos sonhos que parecem irrelevantes à primeira vista. Muitas vezes, nós vamos reconhecer o significado apenas retrospetivamente ou num contexto mais amplo (Ex.: uma série de sonhos interrelacionados).

  • Dar um título a cada sonho; assim é mais fácil se orientar no diário.

  • Discutir sobre os sonhos com amigos e interpretá-los juntos. Em grupo, há mais ideias e tudo se torna mais emocionante e interessante.

Onde encontrar material para treinar a simbologia?

  • sonhos de você mesmo

  • sonhos de amigos

  • contos de fadas

  • mitos e lendas


Como adquirir conhecimentos da simbologia?

É melhor fazer um grampeador dividido pelas categorias da simbologia ou por ordem alfabética. Você pode incluir sonhos para cada símbolo que acrescentam claramente o significado do símbolo explicado. Muitas vezes, nos sonhos há variantes dos símbolos. Assim aprendemos interpretar até os matizes dos símbolos e melhoramos a nossa competência de interpretação onírica. Outra recomendação: você pode incluir imagens (Ex.: de jornais ou revistas). Isso estimula a imaginação quando você pensa sobre os símbolos. O nosso subconsciente pensa em imagens – nós devemos apoiá-lo. Muitos símbolos são pessoais e somente podem ser interpretados por observação, associação e reflexão.

Nos sites aqui você não vai encontrar símbolos pessoais sobre mim e também não há símbolos pessoais de literatura. Mesmo que os símbolos pessoais façam grande parte da linguagem do subconsciente, não são mencionados aqui.


É necessário interpretar todos os sonhos simbolicamente?

Há sonhos que trazem a nós reconhecimentos valiosos, emoções e sabedoria que percebemos e memorizamos imediamente. Interpretação simbólica desse tipo de sonho destruiria a impressão imediata e assim perderíamos muito.

Sonhos desse tipo são:

  • Encontros amorosos. Nesses sonhos, há emoções e amor duma profundidade inédita e uma experiência interior intensiva. É como se fosse criada uma nova dimensão de sentir. Nós devemos aceitar isso com gratidão e repetidamente revitalizar esses sonhos por recordação e imaginação. Assim é possível crescer interiormente com esses sonhos especiais que podem ser entendidos como dádivas. Seria falso destruir essas dádivas – vindo de onde quer que seja – por análises. É melhor entender esses encontros como são, e guardar no coração o que foi dado a nós.

  • Sonhos da vida. Esses são sonhos nos quais nós vivenciamos o "destino de uma outra pessoa", muitas vezes uma etapa importante da vida ou maior parte duma vida inteira (as etapas mais importantes). Nesses sonhos, há encontros e nós podemos ver o mundo de um ponto de vista estranho. Vivenciamos a dor de separação e da perda. Ocorrem pontos de vista de estratos sociais ou culturais que não conhecemos. Disso, nós podemos aprender coisas que nunca poderíamos aprender em nossa vida – por falta de uma situação semelhante. Na verdade, um tal sonho nos dá uma parte de experiência de vida duma outra pessoa – uma experiência adicional para nós. Assim nós crescemos em relação a amadurecimento interior, entendimento e reconhecimento.


Estrutura do diário de sonhos

  • data

  • título do sonho

  • conteúdo do sonho (em palavras-chave)

  • símbolos importantes

    → um tema que aparece repetidamente (sim/ não)

    → associado com acontecimentos do dia (sim/ não)

    → relacionado a problemas (sim/ não)

  • enredo do sonho & interpretação

 

© Alfred Ballabene (Viena) traduzido por Corra