Perguntas Frequentes

É possível que um outro espírito ocupa o meu corpo físico enquanto eu estou viajando no mundo astral?

Não é possível que um espírito ocupa o seu corpo físico durante a sua viagem astral. Você tem a mesma proteção como durante o sono normal. No sono normal, você também "abandona" o corpo de certo modo porque você não tem mais controle sobre a sua consciência – mas mesmo assim, você não está em perigo.

 

Porque é que o meu quarto e a casa parecem diferentes do que normalmente?

Isso é porque, na maioria dos casos, você não tem visão física no corpo astral. Se você sai do corpo voando, deslizando ou andando, você tem a impressão que você ainda está perto do corpo físico. Mas, na verdade, não é tão simples – pode ser que você ainda está perto do plano físico, mas mesmo assim, num tipo de outra dimensão. Em vez de andar pelo ambiente físico – como parece – você está se movimentando numa reprodução astral do seu quarto, um tipo de camada astral que penetra o equivalente físico.

 

Porque é que a área exterior muda?

O exterior muda porque você não se movimenta no mundo físico, mas num equivalente astral desse mundo, como explicado antes.

Há um outro aspecto desse fenômeno: o exterior não muda gradualmente, mas em etapas. Cada vez que você passa por um limiar, a área exterior muda – numa escala de "um pouco" até "dramaticamente". O termo "limiar" se refere a algo que impede você de ver uma coisa atrás desse limiar. Então um limiar pode ser uma porta, uma esquina, um cruzamento etc.

A mudança "em etapas" é, obviamente, o resultado de um mecanismo psíquico: o nosso subconsciente não admita facilmente que algo acontecesse que não estaria possível no mundo físico, onde os lugares não simplesmente mudam de forma gradualmente. Em vez disso, é parte do nosso cotidiano que atrás de uma porta um lugar "novo" pode aparecer. Essa lei psíquica causa o fenômeno dos limiares nas viagens astrais.

O mecanismo de limiar pode ser usado para chegar a um lugar desejado – por meio de imaginar que esse lugar vai aparecer atrás do limiar.

 

Como falar com as pessoas astrais?

Tem planos astrais diferentes. No plano dos falecidos, as pessoas reagem quando você pergunta uma coisa. Eu nunca tive problemas de falar com elas nesses planos astrais.

Também existem planos que podem ser chamados "planos dos sonhos". Esses planos ficam perto do plano físico e são "habitados" por pessoas que estão viajando no astral, inconscientemente. Elas estão "ausentes" e absortas nos seus próprios pensamentos inconscientes. Se você fala com uma dessas pessoas, ela geralmente reage, mas ela vai percebê-lo como uma parte do "filme" interior dela. Então a resposta da pessoa parece confusa. Essas pessoas vão perceber tudo em sua volta apenas distantemente e misturar as impressões exteriores com o seu sonho interior no qual elas estão absortas. A mesma coisa acontece connosco quando estamos viajando com o corpo astral num estado inconsciente.

 

Esse foi o meu guia extrafísico ou um espírito benevolente?

"A primeira vez que eu tive uma viagem astral, depois que eu conseguisse usar os meus olhos astrais, eu encontrei um homem com um capuz perto da minha cama. Ele perguntou se eu quisesse vir, mas eu entrei em pânico quando o vi. Você acha que esse foi o meu guia extrafísico?"

Sobre o homem com o capuz: não é possível classificar o espírito, porque a aparência não tem tanta importância no mundo astral. Você tem que saber que, no astral, a aparência pode deliberadamente e facilmente ser alterada. Para ter certeza sobre a qualidade de um espírito, você tem que entrar em contato telepático/ empático com o espírito – você tem que sentir a personalidade (isso é a única maneira de descobrir as qualidades e intenções verdadeiras de um espírito).

 

Maneiras diferentes da visão astral

Existem formas diferentes da visão astral que podem ser usada na viagem. Mas, muitas dessas formas não tem que ser usadas necessariamente – e muitas vezes, não são usadas, simplesmente porque muitas características numa viagem astral são baseadas numa imitação do mundo físico (p. ex. ter e usar pernas, ter uma aparência humana mesmo que o corpo astral pode ter qualquer forma – etc.).

Algumas versões da visão astral:

  • ver um objeto remoto muito perto, ou "zoom" um objeto

  • ver estruturas com muita clareza e muito contraste

  • ver através de muros, paredes ou do chão (no último caso, a pessoa pode ver planos/ lugares astrais inferiores)

  • encarar uma pessoa que não está presente

Pode ser que existem outras maneiras das quais eu me esqueci no momento. Aliás, também tem formas diferentes de receber pensamentos e emoções.

 

Não sou capaz de atravessar uma porta ou janela

"… Quando eu saio do meu corpo, eu tento sair da casa, mas não posso; somente flutuo no quarto, ‘sentindo’ o meu caminho. Uma vez, eu tentei sair através da janela do dormitório. Eu pude sentir a janela fria, e ela parecia muito sólida. Eu esperei que eu pudesse flutuar através da janela, mas não funcionou. Isso é normal?"

Se você tem um corpo astral mais denso – isso quer dizer que o corpo astral é enchido e envolto com a substância etérica (que pertence ao corpo físico e é a base para os fenômenos mediúnicos) – então, nesse caso você não é capaz de atravessar paredes, portas, janelas etc. Mas existe um truque muito simples: abra a janela ou a porta da maneira normal. E um aviso: não pule da janela – em muitos casos, isso tem um efeito ‘chocante’ (por causa do medo de cair no chão) e assim, você vai acordar e a experiência vai terminar.

 

Estou acordado, mas ainda tenho uma percepção que está desaparecendo

"Uma vez quando eu tentei sair do corpo físico, eu acordei porque o meu cachorro pulou na cama, mas quando eu abri os olhos, eu pude ver uma porta flutuando diretamente na minha frente. Nessa porta, eu vi a paisagem mais linda que eu já vi na vida – cores vibrantes, uma cachoeira, uma vegetação exuberante, era tão maravilhosa! Enquanto eu acordei, essa percepção desvaneceu. Você já ouviu de alguma experiência dessas?"

Sim, eu já ouvi sobre isso e já tive uma expêriencia dessas: uma viagem astral que desaparece lentamente enquanto a pessoa acorda. Existem tipos diferentes dessa presença astral que ainda permanece durante o acordar:

  • Uma sensação de ainda estar no lugar astral (muitas vezes, você somente pode ver escuridão, mas você ainda tem a sensação de estar no local astral onde você esteve durante a viagem). Se você consiga não mexer-se muito, você pode ser capaz de reiniciar a excursão astral por meio de intensificação dessa sensação de "estár lá".

  • Uma visão desaparecendo, como você escreveu. No seu caso foi mais como uma "experiência de túnel", mas também pode acontecer que as cores desaparecem e ficam cada vez mais nebulosas.

  • Um eco acústico. Você está acordado, mas ainda pode ouvir os pássaros cantando ou você ainda pode ouvir algumas vozes.

 

Espelho astral

"Eu fiquei surpreso e assustado quando eu olhei para o espelho. Eu vi alguém quem parecia semelhante a mim, mas ele tinha mais a aparência de algo que eu chamaria de alienígena (se você viu o filme Cocoon, esse ser parecia um dos alienígenas desse filme). Esse ser era misteriosamente lindo, mas parecia estar triste, até doente. Eu tenho uma fobia de alienígenas, e isso era a razão por qual eu estava com medo. Num instante, eu pulei para o meu corpo físico e acordei.

Isso foi uma experiência natural? Qual aparência deveria ter o reflexo do corpo astral? Eu apreciaria qualquer conselho que você poderia ter."

O que você viu era natural – num espelho astral você pode ver o que fosse que o seu subconsciente gostaria de ver nesse momento. Na próxima vez que você se encontra na frente de um espelho numa experiência fora do corpo, tente mudar a aparência do seu rosto deliberadamente e veja o que acontece.

Uma explicação: o que é um espelho no mundo físico? É um objeto que reflete a luz (luz no sentido de fótons). No mundo astral, não existem objetos que poderiam refletir qualquer coisa no sentido físico – todas as refleções são construídas por imaginação. No mundo astral não há fótons, não há luz no sentido físico – assim, nada disso poderia ser refletido. Tudo nos planos astrais é uma expressão da consciência coletiva e da consciência individual, e a luz – no sentido de "luminosidade" – é uma expressão da força interior do plano astral ou do estado de consciência de você (o plano e o estado de consciência se atraem um o outro, segunda a lei "semelhante atrai semelhante", então os dois são idênticos).

 

Ruas antigas e fascinantes

"Fiquei fascinado quando eu fui para o mundo astral, porque a rua pela qual andei parecia muito antiga e como um lugar completamente diferente, quase como se eu olhasse para uma outra dimensão."

Sim, isso é o maravilhoso nas viagens astrais que as faz uma grande aventura, muito mais interessante do que um filme por exemplo – porque nas viagens astrais, você pode decidir aonde ir. E você não sabe o que poderia aparecer atrás da próxima esquina!

Além disso, tudo no mundo astral está radiando um tipo de emoção ou aura, cada prédio parece ser cheio e impregnado de um caráter individual (a fonte desse caráter são os habitantes), você é capaz de sentir a historia e a função – no mundo astral, cada pedra pode contar muita coisa.

 

Os órgãos da alma

"Eu sou cego, e eu ainda não tive uma experiência fora do corpo real, mas muitas vezes, eu experiencio o despertar falso. A minha pergunta é: seria possível que eu fosse capaz de ver quando eu deixo o meu corpo físico? Eu pude ver durante grande parte da minha vida, e eu sempre tenho sonhos com as cores normais. Mas eu não sei se isso me ajudaria. Você pode me dizer se a alma deixa a cegueira para trás enquanto viajando no mundo astral?"

O despertar falso é um tipo de EFC, mas acontece num estado inconsciente. Quando você está num despertar falso, você pode se projetar no corpo astral por meio de ver com a testa – é mais fácil ver com a testa do que com os olhos normais – isso é um método que pode funcionar para todo mundo. Não há dúvida de que você vai ver. Durante uma viagem astral, você vai ver. A sua alma não é acostumada à cegueira.

Para a alma, a habilidade de ver não é um fato de um defeito físico, porque a alma não possui órgãos como o corpo físico (assim, a alma não pode ter defeitos "físicos"). Por exemplo: um corpo espiritual que coxeia simplesmente coxeia por razões psíquicas ou porque a alma se acostumou com um defeito físico que teve na vida física (mas, nesse caso, a situação vai mudar logo e a alma vai perceber). A alma nunca coxeia por causa de uma doença dos pés.

Apenas existe um tipo de EFC – a EFC com o corpo etérico – em que todas as pessoas, não somente você, vão estar numa escuridão completa, pelo menos até que alcançem uma certa distância do corpo físico. Depois dessa distância (que difere individualmente) a visão vem automaticamente.

 

© Alfred Ballabene (Viena) traduzido por Corra